Biblioteca ODIS
Integração informacional como um bem comum para a paz.
Acervo

Comunidades Tradicionais
Comunidades Tradicionais reúne pesquisas e relatos sobre modos de vida, saberes e territorialidades na Amazônia. A coleção destaca cultura material (como TPA), conhecimentos indígenas (Parkatêjê), práticas de manguezal, religiosidades, ofícios e trajetórias geracionais, evidenciando resistência, memória e transformações socioambientais em contextos rurais, ribeirinhos e urbanos.

Povos Urbanos
Reúne estudos sobre experiências, memórias e políticas que moldam a vida nas cidades amazônicas. A coleção aborda cultura material e infância, indicadores de desenvolvimento e práticas coletivas de lazer como formas de convivência e resistência, destacando desigualdades, redes comunitárias e dinâmicas socioespaciais em contextos urbanos e periurbanos.

Saberes Ancestrais
Pesquisas e relatos sobre cosmologias, memórias e práticas de transmissão de conhecimento na Amazônia. A coleção abrange filosofias de povos originários e ribeirinhos, religiosidades (como a Barquinha e tradições judaicas na Amazônia paraense), educação quilombola, narrativas docentes e saberes do manguezal—evidenciando identidades amazônidas, oralidade, espiritualidades e resistência cultural.
Histórias e curadorias

Quando a escola escuta o território, a ciência encontra a rima e o cuidado encontra a língua.
Educação, culturas juvenis, saúde comunitária e saberes indígenas

Currículo vivo: do laboratório à roça e ao posto de saúde!
Formação, extensão, soberania e cuidado comunitário.

Cidade-Escola: gestão da mudança, juventudes e pertencimento.
Cultura urbana como pedagogia, Mediação comunitária.
